segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Os teóricos: Maria Montessori

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
CURSISTAS: NAZARÉ TAVARES E FRANKLIN DANIN

ESCOLA: E.M. PROFª AMÁLIA PAUMGARTTEN
EIXO 1: PROJETO

ATIVIDADE 2: DIÁLOGO TEÓRICOS: MARIA MONTESSORI (1870 - 1952)


Maria Montessori formou-se em medicina, trabalhou com crianças anormais na clínica da universidade, vindo posteriormente a dedicar-se à experimentação em crianças sem problemas os procedimentos usados na educação dos não normais.

A pedagogia montessoriana está relacionada à normatização à qual consiste na harmonização da interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade. O objetivo do método montessoriano baseia-se na educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.

O método montessoriano fundamenta-se nestes princípios: a atividade, a individualidade e a liberdade, com ênfase nos aspectos biológicos, pois considerava que é a vida é desenvolvimento e que era função da educação proporcionar esse desenvolvimento.

O material montessoriano tem como papel estimular a espontaneidade do intelecto da criança, uma vez que a mesma já tem um impulso interior que precisa ser desenvolvido.

Montessori produziu uma série de cinco de materiais didáticos: exercícios para a vida cotidiana, material sensorial, material de linguagem, material de matematica e material de ciências.

São materiais constituídos de peças sólidas de diversos tamanhos e formas.

O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independente e os componentes emocionais.

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